Associação Solar Ita Wegman



 


QUEM SOMOS ESTATUTO HISTÓRICO VOCÊ PODE AJUDAR!!! CONHEÇA TAMBÉM ARTIGOS CONTATO CURSOS APOIADORES

  NOSSA CAMINHADA

*Clicando no banner abaixo você acessa nosso histórico em uma apresentação com fotos!

 

O trabalho de Pedagogia Curativa no Paraná teve início em Curitiba, em outubro de 2007, a partir da necessidade de atendimento de duas crianças com deficiência intelectual e do apoio de um pequeno grupo de pessoas. O Jardim Waldorf Cordão Dourado cedeu o espaço físico para o início das atividades. Em dezembro de 2007, fez-se um pedido à Turmalina Escola Waldorf para que o trabalho ocupasse, inicialmente por um ano, uma de suas salas de aula. Assim, em 07 de fevereiro de 2008, pode ser fundada a Associação Ita Wegman (hoje Solar Ita Wegman).

Em 2010, buscando ampliar o atendimento, o Solar construiu uma pequena casa em madeira de 70m2 dentro do terreno locado pela Turmalina Escola Waldorf. No ano seguinte, em 2011, as duas instituições adquiriram, em parceria, um terreno próprio com aproximadamente 22 mil mno município de Campo Magro.  O terreno foi dividido entre ambas por acordo de “parte ideal de uso do solo”, sendo 50% da área destinada a cada uma das instituições.

 

Em 2012 a instituição abriu uma segunda turma de Pedagogia Curativa e iniciou, também, o atendimento a jovens com deficiência (Terapia Social), dentro do projeto chamado “Centro de Convivência Ita Wegman” (com apoio da Associação Beneficente Tobias e Itaipu Binacional), oferecendo oficinas de Marcenaria, Culinária, Tecelagem, Artes e Encadernação. Os trabalhos desenvolvidos pelos atendidos passaram a compor um bazar de artesanato chamado “Gente Unida”, através do qual a sociedade pode reconhecer o talento dos jovens assistidos pela associação.

Graças ao apoio recebido da Fundação Software AG e de outros colaboradores, em abril de 2015  iniciou a construção de sua sede própria no município de Campo Magro, a qual foi inaugurada em 6 de março de 2016.

Atualmente estão sendo atendidas pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, entre crianças, jovens e adultos. Alguns provenientes do próprio bairro Jardim O Bom Pastor, em Campo Magro, outros de Curitiba e região metropolitana.  Quando concluído o acabamento do sótão, o espaço poderá receber até 100 alunos para cursos de formação, palestras e outros eventos, além de ser utilizado para complementação das atividades regulares da instituição (aulas de teatro, música, fisioterapia, extra-lesson, massagens, etc.). 

O terreno do Solar comporta espaço para outras construções que viabilizarão, a médio e longo prazo, a ampliação da capacidade de atendimento da instituição a crianças jovens e adultos com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social. 

 

Transparência:

 

- Demontrações Contábeis

- Relatório de Atividades

O nome da instituição é uma homenagem à Dra. Ita Wegman (Maria Hendrika Wegman – 1876/1943), Médica Antroposófica nascida em Java – Indonésia. Diplomada em medicina na Suíça em 1911, contribuiu com os trabalhos de Rudolf Steiner no desenvolvimento da Medicina Antroposófica e da Pedagogia Curativa.

A Dra. Wegman foi uma pessoa com enorme capacidade de ação e com grande visão a respeito do ser humano. Médicos jovens e estudantes de medicina encontravam nela um modelo a ser imitado no relacionamento médico-paciente.

"Ajudar as crianças que precisam conciliar no seu caminho de vida suas diversas dificuldades; realizar essa ajuda a partir de uma compreensão integral do ser humano; fazer isso num grupo de pessoas, em conjunto, com uma disposição altruísta.Esta era a proposta da Dra. Ita Wegman.


Rua João Alex, 269 - Jd. Bom Pastor - Campo Magro - PR