Agradecimento e Retrospectiva de 2022

RETROSPECTIVA

Ao destacar alguns marcos de nossa atuação em 2022, corremos o risco de desconsiderar o imenso potencial transformador de cada detalhe, cada gesto, cada encontro humano, que acontece no dia a dia das atividades de uma instituição. Pois,

“se estivermos vigilantes, não passará um só dia sem que aconteça um milagre em nossa vida. Podemos inverter esta proposição, dizendo que, caso não nos aconteça um milagre em qualquer dia de nossa vida, será simplesmente porque o teremos perdido de vista.” (Rudolf Steiner – GA 182)

Neste ano, graças ao apoio de CTT Engenharia, Celepar, Grupo Volvo, Instituto Mahle, Instituto Paripassu, Instituto EcoSocial, FETTS,  SEJUF/PR (FIA Estadual), O Polen, Prefeitura Municipal de Campo Magro, Biancco Arquitetos, Loja Restauração dos Mistérios nº 153, Loja Verdadeira Luz nº 117, Associação Religiosa Pio XII, Programa Nota Paraná e outros tantos amigos e associados:

  • O projeto Criança Semente contou com 5 turmas com um total de 78 vagas, tornando possível atender crianças e adolescentes de 03 a 17 anos diariamente.
 
  • O grupo da Terapia Social foi de 10 jovens e adultos, que participaram de oficinas terapêuticas diárias em período integral.  Contamos, pela primeira vez, com uma adolescente ex-atendida no Projeto Criança Semente como estagiária neste trabalho.
 
  • Contamos com atendimentos individuais e assessoria realizados por médica com especialização em medicina da família e comunidade e formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social.
 
  • Iniciamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Semeando Histórias, que atende crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de seus familiares ou cuidadores em um grupo de 20 pessoas que se reúne quinzenalmente aos sábados.
 
  • Realizamos o 1º Festival de Michael do Solar Ita Wegman com apresentações artísticas, oficina de pipas e um saboroso lanche compartilhado entre atendidos, equipe, famílias e comunidade.
 
  • O projeto Fases do Desenvolvimento da Criança e o Papel do Educador realizou 20 vivências de capacitação para mães sociais da Fundação Solidariedade e 10 para profissionais das redes de educação, saúde e assistência social.
 
  • Recebemos 4 módulos do Curso Livre de Formação em Pedagogia Waldorf e 2 do Curso Livre de Antroposofia com Ênfase Pedagógico-terapêutica, além do Curso para Pais de Introdução à Antroposofia e Confecção de Bonecas Waldorf.
 
  • Participamos como conselheiros dos conselhos de participação social e políticas públicas de assistência social (CMAS) e educação (CME) e assumimos a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campo Magro.
 
  • Contamos com assessoria jurídica especializada em terceiro setor focada em aspectos gerenciais e de governança.
 
  • Realizamos visitas, estágios e capacitações junto a outras instituições como a Associação Comunitária Monte Azul e em projetos como o Programa Gestar promovido pelo Instituto Paripassu e o Encontros de Impacto da ASID.
 
  • Iniciamos a construção de uma nova sala de aula multifuncional.
 
  • Obtivemos o reconhecimento de nossa atuação através do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS.
 
  • Compartilhamos alguns dos aprendizados e desafios vindos de nossa prática com outras instituições com o workshop e mentorias piloto “Alinhando Desenvolvimento Institucional e Mobilização de Recursos”.
 
  • Apresentamos trabalhos dos atendidos em eventos e exposições abertos a familiares e comunidade como a Festa de São João, o Festival de Michael, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Exposição Pedagógico-terapêutica anual (confira no vídeo a seguir).

Deixe um comentário