Pedagógico-Terapêutica

Curitibana, atriz e contadora de histórias, Adriane Havro integra a diretoria da Malasartes – Educação Sensível. Já criou e empreendeu vários projetos culturais na área de Literatura, sempre voltados à sensibilização de crianças, jovens e educadores.

Atua desde 2010 em projetos de narração de histórias para crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe. Há mais de 15 anos, apresentações itinerantes em escolas e entidades assistenciais.

Licenciada em Pedagogia, cursou o Seminário de Formação de Professores em Pedagogia Waldorf , o Seminário de Formação em Pedagogia Curativa e a Formação em Terapia Quirofonética. Foi por 3 anos jardineira no Jardim Waldorf Cordão Dourado.

Atuou como voluntária no Solar Ita Wegman, desde 2014, quando assumiu o cargo de Secretária no Biênio 2014/2016. Foi preparadora corporal na peça “O Pequeno Príncipe”, em 2015.

Em 2022 passou a atuar como Educadora Social e contadora de Histórias no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Semeando Histórias e nas vivências de capacitação para mães sociais da Fundação Solidariedade.

Natural de São Paulo-SP, Anne é ex-aluna Waldorf e atualmente está cursando Design Gráfico.

Seu primeiro contato com o Solar Ita Wegman aconteceu em 2015, ano em que sua mãe iniciou o trabalho voluntário na associação. Desde então, ela foi se aproximando aos poucos, passou a ajudar em alguns mutirões e a comparecer às festas e bazares.

No ano de 2021, acompanhou as turmas do Criança Semente e da Terapia Social por uma semana, a fim de registrar fotograficamente algumas atividades. Foi através da lente de sua câmera que passou a enxergar o Solar com um novo tipo de admiração e sensibilidade.

Em 2022 foi convidada a se juntar à equipe e hoje atua como auxiliar de uma das turmas do Criança Semente.

Curitibana, Beatriz é formada em Letras – Português/Inglês pela PUC-PR, licenciada em Pedagogia pela Uninter e cursa a formação em Antroposofia com Ênfase Pedagógico-terapêutica e Pedagogia Waldorf.

Já atuou como corretora e professora de redação em associações beneficentes de Curitiba e deu aulas de inglês em escolas de educação infantil.

Desde 2020 trabalha no Solar Ita Wegman como auxiliar nas turmas do Criança Semente e auxiliar administrativo. Em 2022 passou a atuar como professora regente de uma das turmas do Criança Semente.

Felipe é curitibano, nascido em dezembro de 1985. Iniciou sua atuação na Associação Solar Ita Wegman como voluntário em 2009 e logo passou a professor auxiliar na classe de Pedagogia Curativa, aonde permaneceu por 5 anos. Cursou a Formação de Pedagogia Curativa e Terapia Social. Morou na Argentina por 5 anos e, de volta ao Brasil, retomou suas atividades no Solar Ita Wegman em 2022, junto ao grupo da Terapia Social e em 2023 passou a atuar como educador social no SCFV Semeando Histórias.

Morador de Campo Magro, cursou a formação em Pedagogia Waldorf e atuou como professor de jardim de infância e ensino fundamental em escolas de Curitiba. Em 2023 passou a atuar como educador auxiliar no Solar Ita Wegman.

Joaquim nasceu e cresceu na região de Campo Magro e é morador do bairro Jardim O Bom Pastor.
Começou a frequentar o Solar Ita Wegman antes da pandemia como atendido do Criança Semente e, desde 2023, atua como educador auxiliar no projeto.

Curitibana, desenhista, aquarelista e ex-aluna Waldorf. 

Possui graduação em Pedagogia e formação no curso livre de Antroposofia com Ênfase Pedagógico-terapêutica. Está cursando a formação em Pedagogia Waldorf.

Trabalhou por três anos como auxiliar no Jardim Waldorf Cordão Dourado. 

Desde 2020 atua no Projeto Criança Semente, sendo regente na turma do Jardim e auxiliar na turma do Criança Semente. 

É responsável pela distribuição dos livros, contato com as famílias no Projeto Clubinho da Leitura.

Nascido em Bauru, viveu em Presidente Prudente e Campo Grande (MS), onde se formou em Letras (UNIDERP). Em 2009 mudou-se para Curitiba. Fez a formação em Pedagogia Waldorf e também Pedagogia Curativa e Terapia Social (2013). Lecionou Português na Turmalina Escola Waldorf. 

Trabalha no Solar Ita Wegman desde 2010, onde foi responsável pelo início do grupo da Terapia Social (atendimento a jovens e adultos com deficiência). É docente em cursos de formação Antroposófica no Paraná e em São Paulo. Em 2019 assumiu também a regência de uma turma do Criança Semente (contraturno para crianças da rede pública de Campo Magro), 

Ministra  palestras nos cursos oferecidos pelo Solar Ita Wegman para os professores da rede pública do município de Campo Magro-PR. 

Esta curitibana chegou de mansinho no Solar Ita Wegman, em 2015, apenas para acompanhar a mãe que vinha fazer estágio. Foi ficando como voluntária até que, em 2016, ingressou oficialmente como auxiliar na Terapia Social. De lá para cá, concluiu o curso de Pedagogia Curativa e Terapia Social e Gastronomia atuando em ambas as áreas no Solar.

Curitibano, músico e ex-aluno Waldorf. Possui graduação em Pedagogia e é aluno dos Cursos Livres de Antroposofia com Ênfase Pedagógico-terapêutica e Pedagogia Waldorf do Paraná.

Iniciou como auxiliar de classe no Solar Ita Wegman, na Pedagogia Curativa e na Terapia Social, em 2014. Desde 2018 dedica-se ao Projeto Criança Semente como professor regente e corresponsável pelas aulas de música na instituição.

Mayana é casada e mãe de três filhos. A busca para ser uma boa mãe a conduziu em sua caminhada. Foram 10 anos dedicados à maternidade, estudando e fazendo cursos que a levaram a cursar pedagogia. Com os filhos crescendo, começou a se dedicar mais ao lado profissional no qual se tornou professora de contraturno.

Em 2018 se mudou para Campo Magro, para prestar serviço à Secretaria de Ação Social deste município, atuando como oficineira nos SCFV, Piá Ambiental e Peti Rural. Foi por meio desse vínculo com o município que tomou conhecimento da existência da Associação Ita Wegman. Ela iniciou o curso para educadores em 2022 e logo foi aceita para realizar parte do estágio obrigatório no Solar.

Terminado o período de estágio, foi convidada para integrar à equipe da Terapia Social. Na sequência, passou a atuar como educadora social no SCFV Semeando Histórias e como educadora regente de uma das turmas do Criança Semente.

Nascida em Curitiba, Bióloga (UFPR), conheceu a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia em 1999, quando procurava uma educação mais humanizada para seus filhos. Fez os cursos de Pedagogia Waldorf (Florianópolis-SC) e Pedagogia Curativa (Campinas-SP) e formou-se em Pedagogia (UNICID). Foi professora de classe e trabalhos manuais na Turmalina Escola Waldorf e cofundadora do Instituto Rudolf Steiner (2003).

Fundadora do Solar Ita Wegman (2008) e membro da Sociedade Antroposófica, dedica-se a difundir o conhecimento Antroposófico no Paraná, organizando os cursos de Pedagogia Waldorf, Pedagogia Curativa e outros temas da Antroposofia em Curitiba e região metropolitana. Também é docente em cursos de formação Antroposófica no Paraná e São Paulo.

Participa ativamente, desde 2014, do Movimento Pró Comunidade de Cristãos em Curitiba.

No Solar Ita Wegman foi professora de uma classe de Pedagogia Curativa (atendimento a crianças com deficiência) por 8 anos. Além da coordenação geral da instituição, é professora no Projeto Criança Semente (contraturno para crianças da rede pública de Campo Magro). Foi conselheira junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campo Magro.

Natural de Morretes, moradora de Curitiba, casada e mãe de duas meninas. Cursa Pedagogia e é aluna dos Cursos livres de Antroposofia com Ênfase pedagógico-terapêutica e Pedagogia Waldorf do Paraná. Trabalhou alguns anos como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede privada, conheceu o Solar Ita Wegman através do trabalho voluntário e desde 2023 atua como educadora regente no Projeto Criança Semente e nas ações itinerantes de incentivo à leitura.

Apoio

Nascida em Curitiba, mora há mais de 30 anos no bairro Bom Pastor, em Campo Magro. Mãe de três filhos, a do meio atendida pelo Projeto Criança Semente.
Em 2019 começou a trabalhar como diarista e auxiliar de cozinha eventual, durante os cursos de Pedagogia Waldorf e Antroposofia realizados no Solar Ita Wegman. Em 2020 foi efetivada como zeladora na instituição.

Nas horas vagas trabalha como artesã, revestindo cadeiras e sofás em fibra sintética, atividade tradicional no município.

Nascido em Curitiba, é Técnico em Gestão Empresarial pela UTFPR, Economista pela UFPR, especialista em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais pelo Instituto Legado e Gestor de Projetos PMD Pro certificado pela APMG International. Cursou a formação em Antroposofia com Ênfase Pedagógico-terapêutica em Curitiba. É membro do Economics Conference e da Seção de Ciências Sociais do Goetheanum.

Desde 2015 atua na gestão de projetos e mobilização de recursos em iniciativas culturais e educacionais como a Malasartes Educação Sensível e o Solar Ita Wegman. Desde 2018 é conselheiro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e desde 2021 no Conselho de Assistência Social de Campo Magro-PR. É presidente do CMDCA na gestão 2022-24.

Dedica-se também a organização de eventos, fóruns e grupos de estudo de Economia Associativa em parceria com o Instituto Elo. 

Denise nasceu em Curitiba e passou sua infância em Campo Magro até os 9 anos. Depois foi morar em Adrianopolis até os 18 anos e voltou para Campo Magro faz 9 anos.

Em 2021 assumiu a função de zeladora no Solar Ita Wegman. 

Nas horas vagas se dedica e gosta de cuidar dos sobrinhos, das suas plantinhas e dos animais. 

Natural de Piraquara, mudou se para o bairro Jardim Boa Vista em Campo Magro após se casar e é mãe de 3 filhos. É estudante de Psicopedagogia e possui 12 anos de experiência como auxiliar administrativo. Também já trabalhou como professora de berçário e, na busca de novas experiências, conheceu o Solar onde trabalha no setor administrativo desde 2023.

Nascida em São Paulo, capital, é Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie – SP. Mudou-se para Curitiba em 2014 e em 2015 teve seu primeiro contato com o Solar Ita Wegman, atuando como voluntária na classe da Pedagogia Curativa. Concluiu a formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social em Curitiba em novembro de 2019.

Trabalhou remotamente, na manutenção dos sistemas de assessoria contábil, em empresa familiar na capital de SP. Pelo horário flexível se dedicou em diversas atividades voluntárias e em núcleos de trabalho (comunicação, eventos, jardinagem, grupo de apoio) dentro da Turmalina Escola Waldorf, onde seus filhos estudaram, no período de 2014 a 2021.

Se aprimorou em cursos voltados à natureza como observação de pássaros, manejo de abelhas sem ferrão, agricultura orgânica, cultivo protegido, artesanato com bambu, aquarismo, além de outras áreas artísticas de interesse, como pinturas com aquarela, sumiê, giz pastel, yoga e dança voltada à psicoterapia corporal.

Em julho de 2015 foi cofundadora da CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura, em Curitiba, atuando na coordenação do mesmo, especialmente junto a CSA Sítio São Carlos.

Em 2018 assumiu pela primeira vez o cargo de Tesoureira no Solar Ita Wegman.

Em 2020 passou a atuar também como professora de Trabalhos Manuais e Artes no Solar Ita Wegman.

Atualmente está atuando na função administrativa/financeira, além das aulas de Artes para a turma da Terapia Social.

Em junho de 2022 conclui a graduação em Yoga – com ênfase em yogaterapia, pelas Faculdades Integradas Espírita.

Diretoria

Natural de Curitiba, Bióloga, Administradora, foi mãe Waldorf e cursou Pedagogia Curativa e Terapia Social e o curso Básico de Antroposofia para profissionais da área da saúde, na Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA-SP).

Atua desde o início na coordenação local deste curso no Paraná (hoje em sua terceira turma).

Cofundadora do Solar Ita Wegman, em 2008, acompanha a trajetória da instituição desde então, presidindo-a nos biênios 2012-2014 e atual. Em 2015, administrou a construção da nova sede do Solar Ita Wegman em Campo Magro.

Membro da Sociedade Antroposófica desde 2012 e desde 2017 da Associação Sergei O. Prokofieff, que visa a construção de uma vila de moradias para antropósofos idosos junto a um Centro de Antroposofia e Cristologia.

“Catarina” de Concórdia, vive em Curitiba desde 1994. Foi bancário e junto com a companheira Marisa e professoras, esteve na gestão do Jardim de Pedagogia Waldorf “Cordão Dourado” por 12 anos.

Atualmente acompanha o crescimento dos três netos, participa de grupos de estudo e é colaborador do Solar Ita Wegman desde seu início, tendo exercido outras funções na diretoria anteriormente.

Marisa nasceu em Concórdia(SC), local  onde fez a formação de Técnica em Contabilidade.

Conheceu a Pedagogia Waldorf em 1997 quando com o Ângelo, seu marido, assumiu em Curitiba, o Jardim Cordão Dourado no período de 12 anos.

Fez o curso de Pedagogia Waldorf em Botucatu(SP) e Pedagogia Curativa na primeira turma de Curitiba. 

É membro da Sociedade Antroposófica e desde 2014 e atua no Movimento Pró Comunidade de Cristãos em Curitiba.

Sempre esteve muito próxima da trajetória do Solar Ita Wegman como voluntária, principalmente nos trabalhos manuais.

Começou a atuar como voluntário nos mutirões do Solar Ita Wegman, tornando Suplente na gestão atual.

Voluntários

Curitibano, pai Waldorf, publicitário, especialista em planejamento e gestão de negócios. 

Ajuda a equipe de apoio a cuidar da comunicação, presença digital e imagem corporativa do Solar.  

Fabiola Fedeger Melo é fonoaudióloga especialista em motricidade orofacial, trabalho que desenvolve com crianças adolescentes e adultos. Desde 2023 realiza algumas horas de atendimento semanal voluntário no Solar para os atendidos. É associada do Solar e mãe de um dos atendidos na Terapia Social.

Ilana conheceu o Solar a partir do Curso Livre de Antroposofia com Ênfase Pedagógico-terapêutica, formação que concluiu em 2022. É acupunturista e médica da família e comunidade CRM 20978. Desde então, atua semanalmente de forma voluntária realizando consultas e acompanhamento das famílias atendidas e com troca de experiências e conhecimentos junto à equipe.

Conhecemos Tabata quando ela se candidatou, via CIEE, para uma vaga de estágio no Projeto Criança Semente. Formanda em de pedagogia, ela própria já foi uma criança como as com que agora trabalha. Com 10 anos, passou a viver na Casa de Acolhimento da Fundação Solidariedade.

Desde as primeiras semanas de estágio se encantou pela Pedagogia Waldorf e ingressou nas formações de Pedagogia Waldorf e Curativa. Também participa mensalmente das oficinas gratuitas de sensibilização em Pedagogia Waldorf que oferecemos para profissionais da rede pública de educação, saúde e serviço social de Campo Magro. Em2019, de estagiária, passou a atuar como professora regente, em 2022, no período da tarde para a turma do Criança Semente.

Em 2023 passou a se dedicar à área do Direito e a representar o Solar voluntariamente nos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Conselho Fiscal

Natural de Curitiba, atua profissionalmente no circuito Florianópolis-Curitiba. É Engenheiro Civil, empresário do setor de combustíveis e pai de um jovem atendido na Terapia Social do Solar Ita Wegman.

Atuou no conselho da APAE em Cascavel, 2002 e, no Solar Ita Wegman, assumiu o cargo de Presidente nos biênios 2014/2016 e 2016/2018. É conselheiro fiscal desde 2018.

Paulo é um profissional com experiência em posições de alta gestão. Pela visão sistêmica atua em foros estratégicos, de temas ligados a governança, sucessão, alinhamento de sócios, modelos de gestão de negócios e de estrutura.

Como consultor na área de gestão de empresas familiares, objetiva o desenvolvimento da governança e o trabalho com a cultura organizacional.

Dedica-se à docência na área de administração, relacionando conceitos às práticas empresariais, em cursos de pós-graduação na área de administração.

Desenvolveu e conduz o programa PRISMA, voltado à renovação de perspectivas profissionais para quem passou dos 50 anos.

É palestrante com temas para gestão de negócios, desenvolvimento empresarial e de pessoas.

Natural de Bituruna/PR e criado em Coronel Vivida, interior do estado, onde iniciou com a profissão que exerce até hoje, ourives! Em 1989, mudou-se para Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, onde montou empresa no ramo joalheiro em 1993 e na qual atua até hoje.
Conheceu o Solar através da Mônika e em 2022 passou a atuar como voluntário quinzenalmente nas oficinas de ourivesaria para os jovens atendidos.