Pedagógico-Terapêutica

Nascida em Curitiba, Bióloga (UFPR), conheceu a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia em 1999, quando procurava uma educação mais humanizada para seus filhos. Fez os cursos de Pedagogia Waldorf (Florianópolis-SC) e Pedagogia Curativa (Campinas-SP) e formou-se em Pedagogia (UNICID). Foi professora de classe e trabalhos manuais na Turmalina Escola Waldorf e cofundadora do Instituto Rudolf Steiner (2003).

Fundadora do Solar Ita Wegman (2008) e membro da Sociedade Antroposófica, dedica-se a difundir o conhecimento Antroposófico no Paraná, organizando os cursos de Pedagogia Waldorf, Pedagogia Curativa e outros temas da Antroposofia em Curitiba e região metropolitana. Também é docente em cursos de formação Antroposófica no Paraná e São Paulo.

Participa ativamente, desde 2014, do Movimento Pró Comunidade de Cristãos em Curitiba.

No Solar Ita Wegman foi professora de uma classe de Pedagogia Curativa (atendimento a crianças com deficiência) por 8 anos. Além da coordenação geral da instituição, é professora no Projeto Criança Semente (contraturno para crianças da rede pública de Campo Magro). Também é conselheira junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campo Magro.

Nascido em Bauru, viveu em Presidente Prudente e Campo Grande (MS), onde se formou-se em Letras (UNIDERP). Em 2009 mudou-se para Curitiba. Fez a formação em Pedagogia Waldorf e também Pedagogia Curativa e Terapia Social (2013). Lecionou Português para o 9º ano da Turmalina Escola Waldorf.

Trabalha no Solar Ita Wegman desde 2010, onde foi responsável pelo início do grupo da Terapia Social (atendimento a jovens e adultos com deficiência). É docente em cursos de formação Antroposófica no Paraná e São Paulo. Em 2019 assumiu também a regência de uma turma do Criança Semente (contraturno para crianças da rede pública de Campo Magro).

Nascido em Presidente Prudente, concluiu o curso técnico em radiologia pelo Criarte e licenciou-se em música pela Universidade do Oeste Paulista. Fez formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social.

Em 2014, optou por mudar para Curitiba com sua companheira, Jaqueline, para ambos atuarem como auxiliares no Solar Ita Wegman. Hoje são pais Waldorf e Jaqueline é professora no Jardim Waldorf Cordão Dourado.

Desde 2017 Neto é corresponsável pelas aulas de Música da Terapia Social e pela Oficina de Marcenaria e, em 2019 assumiu a regência do grupo da Terapia Social.

Participa regularmente do Movimento Pró Comunidade de Cristãos em Curitiba e de atividades pautadas na Antroposofia. Paralelamente ao trabalho no Solar Ita Wegman, leciona violão.

Natural de Maringá, é casado e pai de 3 filhos. Na busca de uma educação de qualidade para eles encontrou a Pedagogia Waldorf que o levou à Antroposofia. Sua esposa é professora de Trabalhos Manuais na Turmalina Escola Waldorf.

No ano de 2008 entrou para o primeiro curso de formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social no Paraná, o que trouxe a vontade de deixar sua profissão anterior para trabalhar no Solar Ita Wegman.

Em 2014 iniciou como auxiliar na classe de Pedagogia Curativa da instituição, atuando também na parte administrativa. Desde 2017, é o Terapeuta Social responsável pelas oficinas de Horticultura e Jardinagem e corresponsável pela atividade de Movimento, além ajudar nos serviços de manutenção, realizando pequenos reparos na instituição.

Curitibano, pai de duas meninas e atleta amador de modalidades como surf, mountain bike, corrida, canoagem e skate. 
Começou a trabalhar no Solar Ita Wegman em 2012 e, desde 2017, é corresponsável pela atividade de Movimento. Cursou Pedagogia Curativa e Terapia Social na segunda turma do Paraná.

Curitibano, músico e ex-aluno Waldorf. Cursa Pedagogia e é aluno dos Cursos Livres de Pedagogia Curativa e Pedagogia Waldorf do Paraná.

Iniciou como auxiliar de classe no Solar Ita Wegman, na Pedagogia Curativa e na Terapia Social, em 2014. Desde 2018 dedica-se ao Projeto Criança Semente como professor regente e corresponsável pelas aulas de música na instituição.

Esta curitibana chegou de mansinho no Solar Ita Wegman, em 2015, apenas para acompanhar a mãe que vinha fazer estágio. Foi ficando como voluntária até que, em 2016, ingressou oficialmente como auxiliar na Terapia Social. De lá para cá, iniciou o curso de Pedagogia Curativa e Terapia Social e se tornou responsável pelas Oficinas de Culinária.de música na instituição.

Conhecemos Tabata quando ela se candidatou, via CIEE, para uma vaga de estágio no Projeto Criança Semente. Formanda em de pedagogia, ela própria já foi uma criança como as com que agora trabalha. Com 10 anos, passou a viver na Casa de Acolhimento da Fundação Solidariedade.

Desde as primeiras semanas de estágio se encantou pela Pedagogia Waldorf e ingressou nas formações de Pedagogia Waldorf e Curativa. Também participa mensalmente das oficinas gratuitas de sensibilização em Pedagogia Waldorf que oferecemos para profissionais da rede pública de educação, saúde e serviço social de Campo Magro. Desde 2019, de estagiária, passou a atuar como professora.

Moradora de Araucária – PR, Beatriz é formada em Letras – Inglês pela PUC-PR, cursa a formação em Pedagogia Curativa e participa mensalmente das oficinas gratuitas de sensibilização em Pedagogia Waldorf que oferecemos para profissionais da rede pública de educação, saúde e serviço social de Campo Magro.

Já atuou como corretora e professora de redação e inglês em escolas de educação infantil e associações beneficentes em Curitiba.

Desde 2020 trabalha no Solar Ita Wegman como auxiliar nas turmas do Criança Semente.

Curitibana, desenhista e ex-aluna Waldorf. Cursa Pedagogia e é aluna do Curso Livre de Pedagogia Curativa.

Trabalhou por três anos como auxiliar no Jardim Waldorf Cordão Dourado e desde 2020 atua no Projeto Criança Semente.

Nascido no interior de São Paulo, já atuou como professor voluntário em cursinho popular na cidade de Ourinhos. Mudou-se para Curitiba em 2017, para estudar Psicologia. 
Participa da formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social. Em 2018 começou a trabalhar como auxiliar no Solar Ita Wegman.

Deseja contribuir com a difusão do conhecimento e a humanização do processo educacional dentro e fora das escolas.

Apoio

Nascida em Curitiba, mora há mais de 30 anos no bairro Bom Pastor, em Campo Magro. Mãe de dois filhos, a mais nova atendida pelo Projeto Criança Semente.
Em 2019 começou a trabalhar como diarista e auxiliar de cozinha eventual, durante os cursos de Pedagogia Waldorf e Antroposofia realizados no Solar Ita Wegman. Em 2020 foi efetivada como zeladora na instituição.

Nas horas vagas trabalha como artesã, revestindo cadeiras e sofás em fibra sintética, atividade tradicional no município.

Nascido em Curitiba, é Técnico em Gestão Empresarial pela UTFPR, Economista pela UFPR, especialista em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais pelo Instituto Legado e Gestor de Projetos PMD Pro certificado pela APMG International. Cursou a formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social em Curitiba. É membro do Economics Conference e da Seção de Ciências Sociais do Goetheanum.

Desde 2015 atua na gestão de projetos e mobilização de recursos em iniciativas culturais e educacionais como a Malasartes Educação Sensível e o Solar Ita Wegman. Desde 2018 é conselheiro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Magro-PR.

Dedica-se também a organização de eventos, fóruns e grupos de estudo de Economia Associativa em parceria com o Instituto Elo. É entusiasta e colaborador ativo em movimentos para consolidar empreendimentos estratégicos fundamentados na Antroposofia no Brasil.

Patrícia e sua família se mudaram de Pinhais para o Bairro Jardim O Bom Pastor, em Campo Magro, em 2017. Tem três filhos atendidos no contraturno do Projeto Criança Semente e o marido trabalha num haras próximo ao Solar. Em 2019 assumiu a função de zeladora no Solar Ita Wegman.

Nascida em São Paulo, capital, é Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie – SP. Há quatro anos mudou-se para Curitiba e em 2015 teve seu primeiro contato com o Solar Ita Wegman, atuando como voluntária na classe de Pedagogia Curativa. Está cursando a Formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social em Curitiba.

Atualmente trabalha remotamente na manutenção dos sistemas de assessoria contábil, em empresa familiar localizada em SP. Pelo horário flexível durante o dia, se dedica a diversas atividades voluntárias e em núcleos de trabalho (comunicação, eventos, jardinagem, grupo de apoio) dentro da Turmalina Escola Waldorf, onde seus filhos estudam. Em 2018 assumiu pela primeira vez o cargo de Tesoureira no Solar Ita Wegman.
Em julho de 2015 foi cofundadora da CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura, em Curitiba, atuando desde então na coordenação do mesmo, especialmente junto a CSA Sítio São Carlos, que está vinculado à Turmalina Escola Waldorf e é vizinho do Solar Ita Wegman. Em 2020 passou a atuar também como professora de Trabalhos Manuais e Artes no Solar Ita Wegman.

Está constantemente se aprimorando em cursos voltados à natureza como observação de pássaros, manejo de abelhas sem ferrão, agricultura orgânica, cultivo protegido, artesanato com bambu, além de outras áreas artísticas de interesse, como pinturas com aquarela, sumiê. giz pastel, yoga e dança voltada à psicoterapia corporal.

*Seguindo diretrizes de boas práticas recentes de gestão para o terceiro setor, em 2020 os associados do Solar Ita Wegman decidiram por unanimidade em Assembleia Geral aprovar a remuneração de membros da Diretoria caso estes executem funções executivas distintas das previstas para seus cargos.

Diretoria

Natural de Curitiba, Bióloga, Administradora, foi mãe Waldorf e cursou Pedagogia Curativa e Terapia Social e o curso Básico de Antroposofia para profissionais da área da saúde, na Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA-SP).
Atua desde o início na coordenação local deste curso no Paraná (hoje em sua terceira turma).

Cofundadora do Solar Ita Wegman, em 2008, acompanha a trajetória da instituição desde então, presidindo-a nos biênios 2012-2014 e atual. Em 2015, administrou a construção da nova sede do Solar Ita Wegman em Campo Magro.

Membro da Sociedade Antroposófica desde 2012 e desde 2017 da Associação Sergei O. Prokofieff, que visa a construção de uma vila de moradias para antropósofos idosos junto a um Centro de Antroposofia e Cristologia.

Atualmente cursando Terapia Artística em São Paulo.

“Catarina” de Concórdia, vive em Curitiba desde 1994. Foi bancário e junto com a companheira Marisa e professoras, esteve na gestão do Jardim de Pedagogia Waldorf “Cordão Dourado” por 12 anos.

Atualmente acompanha o crescimento dos três netos, participa de grupos de estudo e é colaborador do Solar Ita Wegman desde seu início, tendo exercido outras funções na diretoria anteriormente.

Paulistano que já virou curitibano. Engenheiro por profissão, consultor por opção. Foi bem sucedido como professor universitário e pré-seminário da Comunidade de Cristãos de Botucatu. Há 10 anos estuda e se envolve com a Antroposofia, seu conhecimento e sua aplicação na vida cotidiana.

Depois de muitos anos de trabalho com grandes empresas nacionais e multinacionais, seu propósito como consultor de segurança é contribuir para promover um ambiente de trabalho saudável, seguro e que realize suas atividades em harmonia com o meio ambiente. Isto tudo em qualquer atividade, empresa ou instituição onde se busque o desenvolvimento humano, a valorização e proteção da vida e sua integração com a natureza.

Começou a atuar como voluntário nos mutirões do Solar Ita Wegman, tornando Suplente na gestão atual.

Voluntários

Curitibana, atriz e contadora de histórias, Adriane Havro integra a diretoria da Malasartes – Educação Sensível. Já criou e empreendeu vários projetos culturais na área de Literatura, sempre voltados à sensibilização de crianças, jovens e educadores.

Atua desde 2010 em projetos de narração de histórias para crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe. Há mais de 15 anos, apresentações itinerantes em escolas e entidades assistenciais.

Licenciada em Pedagogia, cursou o Seminário de Formação de Professores em Pedagogia Waldorf e o Seminário de Formação em Pedagogia Curativa. Está cursando também a terapia Quirofonética. Foi por 3 anos jardineira no Jardim Waldorf Cordão Dourado.

É voluntária no Solar Ita Wegman, desde 2014, quando assumiu o cargo de Secretária no Biênio 2014/2016. Foi preparadora corporal na peça “O Pequeno Príncipe”, em 2015 e, atualmente, dedica-se voluntariamente a narração de histórias para a Terapia Social e o Projeto Criança Semente.

Natural de Concórdia – SC, foi bancária, funcionária pública e proprietária de loja de confecções. Em 1994 veio morar em Curitiba acompanhando os filhos que vinham estudar.
A partir de 1997, assumiu com outras pessoas e o marido a gestão do Jardim de Pedagogia Waldorf Cordão Dourado. É mãe de um casal de filhos e avó de três netos queridos.

Dedica-se às atividades do grupo pró-Comunidade de Cristãos de Curitiba e região e também atua como voluntária no Solar Ita Wegman, desde sua fundação, de modo especial como auxiliar nas aulas de Trabalhos Manuais e como monitora de Ensino Religioso.

Curitibano, pai Waldorf, publicitário, especialista em planejamento e gestão de negócios. 

Ajuda a equipe de apoio a cuidar da comunicação, presença digital e imagem corporativa do Solar.  

Conselho Fiscal

Natural de Curitiba, atua profissionalmente no circuito Florianópolis-Curitiba. É Engenheiro Civil, empresário do setor de combustíveis e pai de um jovem atendido na Terapia Social do Solar Ita Wegman.

Atuou no conselho da APAE em Cascavel, 2002 e, no Solar Ita Wegman, assumiu o cargo de Presidente nos biênios 2014/2016 e 2016/2018. É conselheiro fiscal desde 2018.

Nascido na Bolívia e naturalizado brasileiro, é engenheiro com trajetória na indústria automobilística. Há alguns anos se dedica à gestão do Jardim Waldorf Cordão Dourado.

Participou da fundação do Solar Ita Wegman e foi presidente nos dois primeiros mandatos da diretoria, entre 2008 e 2011.