You are currently viewing Conheça o Clubinho da Leitura do Solar Ita Wegman
Atividade de incentivo à leitura no Projeto Criança Semente

Conheça o Clubinho da Leitura do Solar Ita Wegman

Criança recebendo seu livro em casa.

Com o Projeto Criança Semente, desde 2017 o Solar Ita Wegman oferece diariamente a crianças e adolescentes das escolas públicas de Campo Magro atendimento pedagógico, artístico e terapêutico fundamentados na Antroposofia que busquem promover uma possibilidade de superação de limitações e traumas, restabelecendo a confiança no mundo e desenvolvendo autoestima, resiliência, autonomia e talentos.

No início da pandemia em 2020, consideramos que nossa mais importante atividade para este momento seria não perder o encontro humano, o vínculo de confiança tão profundamente criado desde que as crianças iniciaram as atividades no Solar Ita Wegman, algumas há poucas semanas, outras há mais de três anos. 

Carteirinha Clubinho da Leitura

Cientes dos malefícios causados às crianças por um excesso de exposição às mídias digitais, pensamos que se conseguíssemos, de alguma maneira, incentivar a leitura, estaríamos diminuindo o tempo das crianças diante das telas e possibilitando a aquisição de uma poderosa ferramenta de conhecimento para suas vidas: a capacidade de leitura que pode, inclusive, nos fazer autodidatas. Então optamos, como medida pedagógica alternativa complementar ao atendimento tradicional do Criança Semente em contraturno escolar, por montar um clubinho de leitura.

O Clubinho da Leitura foi pensado primeiramente como uma biblioteca móvel em que os professores levariam até as casas das crianças livros infantis e infanto-juvenis e os buscariam após a leitura repassando-os para outras crianças.

Para que essa ideia fosse possível foi necessária a criação de uma campanha de doação de livros.  Após triagem, restauro e plastificação, foi realizado o cadastramento de cada um dos itens. Com o cadastramento surgiu a ideia de elaborar uma carteirinha da leitura, cada criança possui a sua, nela constam o nome do livro que a criança leu, a data de recebimento e de sua devolução.

A pequena K. ainda não lê, mas sempre nos pede para ficar com um livro quando o Clubinho visita sua irmã mais velha, F. e devolve o livrinho com muito zelo na visita seguinte.

Conforme o clubinho foi se consolidando, algumas mães começaram a se interessar por tomar livros emprestados, assim iniciamos a arrecadação de livros destinados ao público adulto também. Para nossa surpresa e alegria, irmãos mais velhos das crianças e outras crianças da vizinhança, que não estão matriculadas no Criança Semente, ao nos verem com regularidade visitando as crianças do projeto demonstraram curiosidade e interesse pelo que estávamos fazendo e foram convidadas a participar do clubinho. Hoje já temos cerca de 30 leitores extras entre mães, irmãos e vizinhos além das mais de 60 crianças e adolescentes atendidos diariamente no Criança Semente.

As entregas dos livros são realizadas pelos professores que os levam em veículo próprio até a casa de cada uma das crianças. As crianças sempre são orientadas sobre a manutenção e cuidados necessários para o manuseio dos livros, como guardá-los etc. Algumas famílias se motivaram espontaneamente a ler para seus filhos, assim, foram selecionados alguns títulos para uso dos pais, a fim de que eles pudessem ler para as crianças também.

Imagem enviada por uma mãe do Criança Semente, mostrando seu filho mais velho lendo para o irmão

Para os irmãos menores, que ainda não sabem ler, mas que também querem receber livros (pois acompanham as atividades, imitando os irmãos mais velhos), selecionamos livrinhos interativos ou ricos em ilustrações para incentivá-los no desenvolvimento futuro da leitura.

Além do apoio de muitos amigos da instituição iniciativa recebeu livros do programa “Leia para uma Criança” da Fundação Itaú Social em 2020 e 2021. O que era uma ação emergencial, hoje é uma biblioteca permanente aberta à comunidade.

Confira o depoimento da senhora Osmarina, participante do Clubinho da Leitura do Solar:

Deixe um comentário